Técnica para desacelerar e se autoperceber

Livro - Ouse dizer NãoEstava eu lendo o ‘Caderno de Exercícios – Para se afirmar e enfim ousar dizer não’, de Anne von Stapper (Ed. Vozes) e me deparei com um exercício de respiração e autopercepção que gostaria de compartilhar com vocês. Ah, só uma observação: falei autopercepção porque acho que esse exercício, se praticado com certa frequência, mostra para a gente que estamos aqui … que nossa mente pode ir longe, mas não abandonamos nosso corpo. Ou seja, pode ajudar a percebermos que, em meio ao agitado (às vezes frenético) dia-a-dia, nós estamos aqui também, respirando para que toda a nossa energia seja combustível de transformação. Filosófico, não? Mas é interessante porque eu mesma já me peguei muitas vezes prendendo a respiração naquele momento ultra estressante. Se a gente se autoperceber, é bem mais fácil também identificar o que nosso corpo está pedindo (descanso, exercício físico, alimentação melhor, respiro etc).

Eu fiz a atividade e quero introduzi-la no meu dia a dia. Acho que mal não faz, não é?

Depois me falem o que acharam: 

1) Ache uma posição confortável em que fique com as costas retas – pode ser em pé, sentado ou deitado.

2) Feche os olhos e comece a prestar atenção em sua respiração.

3) Começou a pensar na quantidade de itens que ainda está na sua agenda antes de dormir? Tente deixar de lado por uns minutos – afinal, são 5 minutinhos seus.

4) Foco na respiração. Vá desacelerando seus pensamentos e a puxada de ar. Deixe sua respiração ir mais devagar. Escute e sinta o ar entrando e saindo dos seus pulmões.

5) Coloque uma mão na altura do seu coração, no peito, e outra no abdômen. Sinta suas mãos levantarem conforme inspira e expira.

6) Tente controlar cada respiração (inspiração + expiração) para que o ciclo dure 10 segundos. Ou seja, respire seis vezes por minuto. OBS: o livro explica que respirar nesse ritmo nos coloca em estado de ‘coerência cardíaca’que favorece o equilíbrio mental e emocional e traz uma harmonia entre o cérebro e o coração.

7) Agradeça por estar vivo, bem, com saúde e disposição, ter amigos e pessoas que te apoiam na vida, ter um teto para dormir e poder respirar tranquilamente por, pelo menos, cinco minutos.

8) Abra os olhos e sinta o ambiente a sua volta.

9) Se quiser ir além, pode usar esse tempo para, após acertar o ritmo da respiração, se fazer duas perguntas-chave de auto-conhecimento e auto-empatia: Como estou me sentindo? O que desejo nessa situação?

É isso aí! Gostaram? #desacelerandoem3…2…1… #energiaparatransformar #vamosbrilhar #inquietossa

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